top of page

Dilemática Ética na Gestão Hospitalar: Questões Prementes do Fim de Vida (29/11/2017), da Licenciada Eva Glória Alvarez Peixoto, no Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, da Escola de Economia e Gestão (Orientadora: Doutora Carla Maria F. C. Freire), tendo sido Orientador relativamente à componente de Ética Aplicada da dissertação.

 

A metáfora viva no discurso filosófico hermenêutico de Paul Ricoeur (16/04/2013), do Licenciado Érico Fumero de Oliveira, Mestrado em Filosofia (Filosofia Moderna e Contemporânea), no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (orientador).

 

A Concepção da Prudência em Paul Ricoeur (21/07/2011), do Licenciado Luís Miguel Teixeira Pereira, Mestrado em Filosofia (Filosofia Moderna e Contemporânea), no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (orientador).

 

Caminhos de Tolerância: de John Locke às Sociedades Plurais (20/04/2007), da Licenciada Isabel de Fátima de Oliveira Andrade, Mestrado em Filosofia, área de especialização em Ética e Filosofia Politica, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (orientador).

 

A Democracia em Jean-Jacques Rousseau (19/04/2007), da Licenciada Conceição Isabel Pinto Ribeiro, Mestrado em Filosofia, área de especialização em Ética e Filosofia Política, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (orientador).

 

Línguas e Culturas na Europa: a unidade na diversidade (18/04/2007), da Licenciada Susana Margarida Loureiro da Silva, Mestrado em História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (orientador).

 

Liberdade e Dialéctica em Jean-Paul Sartre (11/12/2006), da Lic. Eugénia Maria Gonçalves da Costa, Mestrado em Filosofia, área de especialização em Ética e Filosofia Politica, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (orientador).

 

A Tolerância no Pensamento de Locke: trajectórias de um pensamento (01/03/2006), da Lic. Maria da Graça de Jesus Arribança, Mestrado em História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (orientador).

 

Foucault e a reificação do “Theatrum Philosophicum” (07/07/2005), do Lic. Nuno José Mendes Lopes, Mestrado em História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea, Universidade do Minho (orientador).

 

O Pensamento Educacional de John Locke: empirismo, liberdade e educação (14/03/2003), do Lic. Domingos Manso de Araújo, Mestrado Filosofia da Educação, Universidade do Minho (orientador).

 

Herbert Alexander Simon: projecto de uma antropociência (12/03/2003), do Lic. João Carlos Ribeiro Cardoso Mendes, Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea, no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (co-orientador).

 

Educação e Vida em Ortega y Gasset: dos pressupostos filosóficos à pedagogia (29/11/2001), do Lic. Manuel de Jesus Ribeiro Ferreira, Mestrado em Filosofia da Educação, na Universidade do Minho (orientador).

 

Analítica e amplitude das metáforas em Foucault: de “A vontade de saber” ao “Cuidado de si” (28/07/2001), da Lic. Ana Paula Ribeiro Cabeça Santos, Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea, no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (orientador).

 

A dimensão da “diferença” sob o olhar da filosofia - uma visão foucaultiana: uma manifestação (in)coerente do Ser Homem (31/05/2001), da Lic. Anabela Fernandes Lopes, Mestrado em Filosofia (Filosofia Moderna e Contemporânea, no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (orientador).

 

No horizonte do estruturalismo: “Natureza” e “Cultura” ou o «encontro de águas onde elas de confundem» (22/02/2001), da Lic. Filomena Maria Duarte da Piedade Antunes, Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea (orientador).

 

A Utopia de Thomas More: uma invenção social (29/11/2000), do Lic. Carlos Fernando Frazão Costa, Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea, no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (orientador).

 

Utilitarismo e Liberdade: o pensamento de John Stuart Mill (16/11/2000), da Lic. Célia Maria de Freitas Faria, Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea, no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (orientador).

 

Direitos Humanos: Declarações, consensos e pluralidade (06/09/2000), da Lic. Maria Arminda Rodrigues Alves de Sousa, Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea, no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (orientador).

 

O Mundo sem Fundamentos: uma aproximação ao neopragmatismo e ao construtivismo através de Rorty, Maturana, Varela e Glasersfeld (11/01/2000), do Lic. Francisco José Alves Teixeira, Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea, no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, (orientador).

 

Do Estado liberal ao Estado-providência: o caminho da servidão ou o caminho da liberdade? Ensaio camparativo sobre a política económica de F.A.Hayek e G. Myrdal (22/02/1999), da Lic. Idália Nazaré Gonçalves Dias, Mestrado em Estudos Económicos e Sociais, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (orientador).

 

A filosofia da educação no positivismo evolucionista de Herbert Spencer (03/12/1998), do Lic. António José de Oliveira Guedes, Mestrado em Filosofia da Educação, Universidade do Minho (orientador).

 

Princípios antropológicos para um novo humanismo (20/03/1998), do Lic. Manuel de Jesus Gonçalves, Mestrado em Metafísica e Antropologia, na extensão do Funchal da Faculdade de Filosofia de Braga  (orientador).

 

A máscara de Ousilhão (Vinhais): uma leitura antropológica e metafísica (21/10/1997), da Lic. Sofia Adriana Araújo Maciel, Mestrado em Metafísica e Antropologia, na Faculdade de Filosofia de Braga (orientador).

 

Uma analítica da subjectividade: o sujeito na trama (Histoire de la Folie) de uma divisão (18/011997), da Lic. Maria Lígia Martins Faria, Mestrado em Metafísica e Antropologia, na extensão do Funchal da Faculdade de Filosofia de Braga (orientador).

 

Da “vontade de saber” à genealogia do sujeito ético: Foucault perante si mesmo (17/011997), da Lic. Leontina da Silva Santos, Mestrado em Metafísica e Antropologia, na extensão do Funchal da Faculdade de Filosofia de Braga (orientador).

 

A “ordem simbólica” em Lacan: da deriva dos significantes ao sujeito em deriva (17/011997), da Lic. Agostinha Ramos Nóbrega, Mestrado em Metafísica e Antropologia, na extensão do Funchal da Faculdade de Filosofia de Braga (orientador).

 

Totemismo e Racionalidade em Lévi-Strauss (12/12/1996), do Lic. João Macedo Lourenço, Mestrado em Filosofia do Conhecimento e Espistemologia, na Faculdade de Filosofia de Braga (orientador).

 

O Sujeito e o Poder em Michel Foucault (27/06/1996), do Lic. Alfredo Ferreira Meireles, Mestrado em Filosofia do Conhecimento e Espistemologia, na Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa (orientador).

 

Emmanuel Mounier: o personalismo comunitário - Fundamentação antropológica da educação (20/07/1995), da Lic. Aurora Domingues, Mestrado em Filosofia da Educação, na Universidade do Minho (orientador).

 

Proudhon: justiça, democracia e demopedia (19/07/1994), da Lic. Maria Teresa Ramos Roriz P. Sequeira Rodrigues, Mestrado em Filosofia da Educação, na Universidade do Minho (orientador).

 

John Dewey: a educação como experiência democrática (28/09/1993), da Lic. Maria do Rosário Gambôa Lopes de Carvalho, Mestrado em Filosofia da Educação, Universidade do Minho (orientador).

 

Acção comunicativa e pedagogia em Jürgen Habermas (16/10/1992), da Lic. Fátima Maria Bezerra Barbosa, Mestrado em Filosofia da Educação, Universidade do Minho (orientador).

 

Linguagem, psicanálise e educação: uma perspectiva à luz da teoria lacaniana (22/07/1992), do Lic. José Manuel Rodrigues Alves, Mestrado em Filosofia da Educação, Universidade do Minho (orientador).

bottom of page